Ipoema

O distrito de Ipoema pertence ao município de Itabira, está  localizado no Caminho dos Diamantes eixo principal da Estrada Real e Circuito Turístico do Ouro.

Conhecido pelo Museu do Tropeiro, que retrata a história nacional sobre origem, costumes e tradições dos homens tropeiros.  Pelo Parque Estadual Mata do Limoeiro,  pelas belas cachoeiras, cavalgadas e festas típicas, como a tradicional Roda de Viola aos sábados de lua cheia.  

 

Parque Estadual Mata Limoeiro

O Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Sua área, que é de 2.056,7084 hectares, está situada no distrito de Ipoema, no município de Itabira. Podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado, já tendo sido identificadas pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu.

Em se tratando da fauna, já foram observadas espécies raras como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, presente somente em áreas de Mata Atlântica.

A Unidade de Conservação possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes, grutas e trilhas sinalizadas para ótimas caminhadas.

Para visitar: 

De terça a domingo de 8:00 às 16:00.

Valores da entrada: 

Inteira: R$ 12,00

Meia: R$ 6,00

O Parque atua fortemente tanto em educação ambiental, quanto em mobilização social, principalmente por meio dos projetos “Eco Folia”, que prega a conscientização ambiental no período do carnaval; “Festejando o Parque” que desenvolve ações para a comemoração de aniversário do mesmo, na segunda quinzena de março e “Natal com as comunidades”; além das ações de relevante destaque na semana de meio ambiente, celebrada em junho e na semana florestal, em comemoração ao dia da árvore, em setembro.

Endereço: Localizado na estrada que liga o distrito de Ipoema à região de Laranjeiras e Serra dos Alves. 

Telefone: (31) 3799-9292

Estrada Real, Caminho dos Diamantes e Ipoema

A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.

A sua história surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram desbravadas pela realeza e tropeiros ganharam o nome de Estrada Real.

O Caminho dos Diamantes, no qual Ipoema está inserido, passou a ter grande importância a partir de 1729, quando as pedras preciosas de Diamantina ganharam destaque nas economias brasileira e portuguesa. Além da história de seus municípios, da cultura latente e da gastronomia típica, o Caminho dos Diamantes destaca-se pela beleza natural.

Atrativos que somam aventura, natureza, história e cultura dão o tom das viagens pelo Caminho dos Diamantes.  O viajante percorre 395 km divididos em 18 planilhas cercado pela Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço e de suas paisagens exuberantes. 

Museu do Tropeiro

O Museu do Tropeiro é cultura e história oferecida a todos que visitam lpoema, ele possui salas de exposição com mais de 700 objetos que resgatam os valores da cultura tropeira. 

Durante a Roda de Viola que acontece nos sábados de lua cheia de abril a outubro, existe interatividade entre o museu e o visitante, através das manifestações culturais – Sons da Tropa, Grupo Folclórico das Lavadeiras, Estaladores de Chicote, Meninos Trovadores, Comitiva do Berrante e violeiros.

Os utensílios de cozinha são uma atração à parte pela beleza, rusticidade e principalmente pela criatividade de algumas peças que ainda são objetos de cobiça até os dias de hoje, cujas cópias são encontradas nas casas de muitos mineiros apaixonados pela gastronomia e por suas histórias ao longo do tempo. 

Cachoeiras

Cachoeira Alta

É formada por uma queda de 110 metros de queda livre que cai de um paredão rochoso. Após a queda, as águas formam uma piscina natural de 7 metros de largura, totalmente cercada por rochas, onde é possível com muito cuidado a prática da natação devido a sua profundidade de 8 metros e presença de rochas.  Ideal também  canyoning, rapel, tirolesa e lazer.

Local de fácil acesso, com bar e área de camping. Por ser propriedade particular, é cobrada taxa para visitação e acampamento.

Telefone: 31 9 9963-6380

Cachoeira Patrocínio

Apropriada para banhos, a cachoeira é formada por duas quedas que totalizam 50m. Sua piscina rasa permite chegar  caminhando até a queda com uma profundidade que varia de 0,20 a 1 metro. 

 Local de fácil acesso, com pousada e restaurante.  Por ser propriedade privada, é cobrada taxa de visitação.

Telefone: 31 9 8738-8019

 

Morro Redondo

 O mirante natural com 1.224 metros, de onde se tem uma visão de 360º de toda região. Local apropriado para meditação e contemplação das belas montanhas. No seu topo, encontra-se a Capela do Senhor do Bonfim.

É possível avistar Ipoema, Bom Jesus do Amparo, São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Serra dos Alves, Boa Vista, Macuco, Condomínio Estrada Real, Serra do Caraça, Serra da Piedade, Serra das Bandeirinhas, Pico do Montes Claros, Serra do Lobo, Serra da Boa Vista e Morro Escuro (Santa Maria de Itabira).

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Foi construída entre 1915 e 1934, é eclética, de partido retangular, concebida como capela de nave única e sacristia transversal ao fundo. Está localizada no Distrito de Ipoema, na Praça Augusto Guerra.

Fechar Menu